Orientações para o Curso de Piloto Tandem
O curso para formação de Piloto de Salto Duplo ou Piloto Tandem prepara os candidatos para realizar saltos com passageiros seguindo os padrões CBPq e do fabricante do equipamento utilizado.
Se aprovado, o candidato receberá a autorização para dar início ao seu estágio probatório que consiste em realizar 10 saltos de treinamento com paraquedistas de mais de cem saltos sob supervisão direta de um Piloto Tandem experiente.
Cumprida esta etapa o candidato estará apto a ser lançado no site como Piloto Tandem em estágio e poderá realizar 10 saltos com passageiros reais sendo supervisionado diretamente por um Piloto Tandem experiente e com assinatura dos passageiros em caderneta para fins de comprovação.
Segundo o Código Esportivo em seu Art. 156, são pré-requisitos mínimos para a inscrição no curso de formação Piloto Tandem:
IPossuir Categoria "D"
IIPossuir habilitação TBBF;
IIIExperiência no esporte de 05 (cinco) anos desde o seu primeiro salto;
IVTer realizado pelo menos 30 (trinta) saltos nos últimos 6 (seis) meses, sendo 3 (três) deles nos últimos 30 dias;
VTer preenchido os itens 2 ao 6 da folha de progressão de Instrutores de Salto Duplo;
VIPossuir ensino médio completo;
VIIPossuir atestado negativo de antecedentes criminais;
VIIIApresentar exame toxicológico de larga janela (exame do cabelo) por laboratório possuidor da acreditação CAP-FDT com resultado negativo para todas as drogas. O exame terá validade de 02 (dois) anos.
IXApresentar carta de indicação da Federação de origem;
XApresentar atestado médico.
Observadas essas condições supracitadas, o candidato envia o seu pedido de inscrição para o CIS (cis@cbpq.org.br) com cópia para a Federação anfitriã, junto com a FICHA DE INSCRIÇÃO e do TERMO DE COMPROMISSO, digitalizados, devidamente preenchidos e assinados.
O pagamento deve ser feito mediante depósito ou transferência bancária realizados diretamente na conta da CBPq e deve ser efetuado antes do início do curso.
Banco do Brasil, Conta corrente: 44.357-3, Agência: 1649-7, CNPJ: 81.078.099/0001-46O valor atual da inscrição a ser depositada é de R$ 1.300,00 (hum mil e trezentos reais) por candidato. Além deste, temos os valores dos saltos de avaliação (vagas) e dos profits dos avaliadores que podem ser pagos diretamente ao Diretor de Curso ou a quem ele designar.
Valores referentes a: passagens aéreas, deslocamentos, alimentação e hospedagem, são de responsabilidade das Federações solicitantes que tem total liberdade e autonomia para encontrar a melhor maneira de quitá-los, quer seja através de recursos próprios ou de rateio entre os candidatos, por exemplo.
No dia do curso o candidato deve levar os documentos originais abaixo relacionados e devidamente preenchidos. Estes documentos podem ser encontrados no site da CBPq.
1Estar em dia com a CBPq
2Ficha de Inscrição - assinada e com foto.
3Termo de Compromisso assinado.
4Termo de Compromisso Específico para piloto Tandem.
5Carta de Indicação assinada pelo Instrutor Responsável e pela Federação (Presidente ou Diretor Técnico).
6Formulário de Entrevista assinado.
7Folha de Progressão com cabeçalho preenchido e os itens, 2, 3, 4, 5 e 6 assinados pelo Instrutor Responsável.
8Exame Toxicológico em dia.
9Atestado médico.
10Atestado negativo de antecedentes criminais.
11Certificado de Escolaridade do ensino médio.
12CBPq, RG, CPF (original e cópia).
13Original e cópia da última página da Caderneta de saltos para comprovação de categoria e quantidade de saltos.
O candidato deverá imprimir e estudar o material do curso abaixo.
Baixar este Documento:
Orientações para o Curso Piloto Tandem em PDF
O CIS e o Diretor de Curso nomeado estarão à disposição dos candidatos para auxiliar no preenchimento da documentação necessária bem como para esclarecer questões referentes ao curso de formação.
Seja bem-vindo ao Curso de Piloto Tandem.
O CIS deseja a você sucesso nessa caminhada.
Conte conosco!